Globo inaugura departamento: Efeitos Visuais
A Globo lançou nessa última semana seu novo centro de pós-produção no Projac. O novo prédio é uma expansão do antigo CPP, e conta com a mais alta tecnologia em edição, finalização, sonorização e efeitos visuais.
Na última quinta-feira a inauguração do prédio foi feita pela família Marinho, além de diretores executivos, sócios e investidores. Na sexta o espaço foi aberto para uma coletiva de imprensa, com a finalidade de mostrar os novos projetos da casa, destacando-se o estudo de transmissão em 3D, e a Globo conta com equipamentos onde é possível produzir e transmitir imagens tridimensionais. Após o lançamento da transmissão em HD, a emissora aposta nessa nova tecnologia que ainda não tem data para a chegada aos telespectadores.
“Estamos avaliando essa nova forma de transmissão, e por enquanto o único jeito de exibirmos esse tipo de conteúdo é nas salas de cinema 3D. Nossa estratégia é ter sempre conteúdo com o máximo de qualidade, e aí se encaixa essa nova tecnologia”
Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia.
Outro projeto importante é o lançamento da TV interativa, onde o telespectador terá mais autonomia diante da televisão. Segundo Bittencourt, a partir do início do ano que vem as indústrias de televisores já estarão instalando o conversor digital na fábrica.
E expansão do CPP conta com novas salas com equipamentos de última geração, além de uma sala de cinema onde serão apresentados os filmes produzidos pela emissora, além de séries, novelas e projetos de desenvolvimento. 29 ago
Efeitos Visuais
A Globo investe cada vez mais na tecnologia para Efeitos Visuais. Atualmente a emissora conta com 12 ilhas de edição em Autodesk Flame, além de diversas estações de trabalho para 3D, 2D e ilustração. A nova sala dos Efeitos juntou em um mesmo espaço toda a equipe que conta com aproximadamente 80 profissionais de áreas distintas como pesquisa e desenvolvimento, produção de efeitos, edição de videografismo, motion design, modelagem e animação 3D, entre outras. A sala foi desenvolvida para que a equipe tenha um espaço único, aumentado o network entre os profissionais e um ambiente adequado ao trabalho desenvolvido.
Tive a oportunidade de fazer parte da equipe que desenvolveu o projeto, elaboramos a identidade visual, ambientação e sinalização das salas. A principal meta foi fazer um espaço agradável para o trabalho de efeitos especiais, portando a escolha de cores pouco contrastadas e iluminação rebaixada foi ideal para o ambiente.
por Uno de Oliveira 29 ago
>>> Atualização: o departamento, como retificou Uno de Oliveira, não se uniu com o departamento de Hans Donner, que continua produzindo as aberturas e institucionais separadamente. Uma pena, já que uma interação com essa nova área, que conta com 80 profissionais (enquanto que o departamento Videographics conta apenas com 10) e equipamentos tecnológicos renovados (principalmente na computação gráfica tridimensional) seria importante para uma atualização da linguagem gráfica dos conteúdos produzidos pela emissora.
.
O novo departamento apresenta além das modernas instalações com os mais recentes recursos disponíveis em computação gráfica para a televisão, um intuito visível de promover pesquisas mais aprofundadas que envolvam as novas relações comunicacionais e tecnologias propostas pela implementação da televisão digital interativa no Brasil. Aliás, a Globo já vem há a algum tempo, realizando experiências interativas para seus conteúdos e programas como a transmissão de eventos como: Brasileirão 2008, as Olimpíadas de Pequim e as Eleições 2008. Este ano, a Globo avançou ainda mais, realizando testes com dispositivos móveis no Big Brother Brasil. Mas foi a novela Caminhos da Índias, o primeiro caso que envolveu um projeto de interatividade durante todo o processo de desenvolvimento e criação do programa.
Outro experimento que está sendo realizado nesse novo departamento é a produção de conteúdos 3D, semelhantes aos utilizados no cinema, inclusive com a utilização dos óculos. No entanto, se o intuito é a transmissão televisiva, parece que já estão um pouco ultrapassados. Afinal, já existem aparelhos que não necessitam do acessório ocular. Mesmo assim, essas telas com a tecnologia 3D TV, do mesmo modo não parecem ter um futuro muito promissor em domicílios, mas sim como publicidade em instalações de mídia digital indoor. 29 ago
De qualquer forma, esse novo departamento vem a contribuir ainda mais para o aumento de conhecimento tecnológico para essa nova era da televisão e da tão comentada convergência digital.
.
por André Luiz Sens
Tempos Modernos
O mundo só se move ,porque eu me movo, se eu parar o mundo para.
segunda-feira, outubro 26, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário